quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Arte Marcial Aikido.


AI - Harmonia
KI - Espirito
DO - Caminho

O Aikido aparece oficialmente em 1931, pela mão de Ueshiba, também conhecido por "O Sensei".

Conta a história, que Morihei Ueshiba e um Oficial Naval, discutiam sobre as Artes Marciais, e o Oficial o desafiou para um combate. O Oficial munido com uma espada de madeira investiu contra O Sensei, e este que se encontrava desarmado, foi sucessivamente evitando os ataques, até que por fim cansado e desanimado, o Oficial desistiu.

Morihei contou mais tarde que, conseguiu prever todos os movimentos do atacante antes deste os executar, diz então, que foi aqui que se sentiu iluminado e se dedicou ao estudo deste fenómeno que deu origem ao Aikido, O Caminho da Harmonia e do Espirito.

O objectivo do Aikido é atingir um estado em que o adversário é derrotado por si próprio, o praticante de Aikido não utiliza socos nem pontapés para o dominar.O praticante de Aikido, entra em harmonia com o adversário em vez de o confrontar, e através de movimentos circulares, opostos aos lineares do opositor, rodeia-o acabando inevitavelmente por o levar ao desespero, desanimo e exaustão.

Um comentário:

  1. Sabedoria de um Grande Sensei

    "Uma mente para servir à paz para todos os seres humanos é necessária no Aikido, e não a mente de alguém que deseja ser forte e o pratica só para derrubar um oponente. (...) Na Arte da Paz nós nunca atacamos. Um ataque é prova de que alguém está fora de controle."
    Morihei Ueshiba

    O' Sensei (Grande Professor)

    ResponderExcluir